Felipe Ornell, um pouco mais que 15 anos, mora em Criciúma, Santa Catarina, além de ser fotógrafo é psicólogo em formação e trabalho com pesquisas pré clínicas sobre transtornos psiquiátricos em um laboratório da UNESC, e adoro o que eu faço, diz ele.
Giovana: Felipe, o que é moda pra você?
Felipe: Esta é uma pergunta ao mesmo tempo complexa e simples, acho que a moda é uma forma de expressar o que você é para o mundo. Quando você escolhe um estilo de vestir, uma peça, cor ou estampa você está mostrando para o mundo o que você é, o que você gosta, o que você sente. O que eu acho mais legal é que principalmente nos últimos anos com a criação de uma infinidade de novas marcas você não precisa necessariamente usar “o que está na moda” mas juntar coisas diferentes e usar de um jeito bem pessoal. Moda para mim não é usar o que alguém ou alguma revista dita como tendência, mas sim garimpar aquilo que transmite o que você está sentindo e o que você é.
Giovana: Você pode nos dizer qual o estilo que você mais curte?
Felipe: Sabe que nos últimos tempos eu tenho sido bem básico? Cores neutras, jeans com lavagens discretas, que eu quebro com óculos de sol e alguns cordões (tenho coleção de ambos). Tenho fugido das estampas, mas gosto de xadrez e listras, às vezes de um toque meio grunge. Acho que a roupa tem que ser confortável, mas ao mesmo tempo transmitir o que você sente (como já falei). Acho que “menos é mais”
Giovana: Como sou uma fashioncoolturista, do seu blog já percebi que você na maioria das vezes é o fotografo, considera isso sua profissão, ou só um hobbye mesmo?
Felipe: Não chega a ser uma profissão não (risos) eu sou psicólogo em formação e trabalho com pesquisas pré clínicas sobre transtornos psiquiátricos em um laboratório da UNESC, e adoro o que eu faço. A Fá é formada em direito. O blog surgiu como um Hobby, uma forma de direcionar a criatividade e a vontade que a gente tinha de fazer moda do nosso jeito, e acho que deu certo por que sempre fizemos com amor e sem a necessidade de fazer “o que o mercado queria” os looks sempre transmitiram o que a gente gostava sem se preocupar se seria bem aceito ou não. Agora temos alguns clientes e a nossa única exigência é fazer as coisas ao estilo fashioncoolture sem pitaco demais ninguém… Então quando fechamos com alguma marca eles já sabem o nosso estilo e nos deixam livres pra fazer.
Giovana: Você gosta mais de fotografar ou de ser fotografado como em algumas matérias do Fashion Coolture?
Felipe: Na verdade eu fui modelo por alguns anos, cheguei a trabalhar em agencias grandes Mega e Marilyn no Brasil e no exterior também. Quando eu e a Fá nos conhecemos ela amava fotografar e eu gostava de ser fotografado, com o tempo acabamos invertendo os papéis hoje eu quase sempre fotografo e ela quase sempre posa. Mas gosto tanto de fotografar quanto de ser fotografado, mas confesso que ultimamente tenho preferido fotografar rsrs, e o pessoal já está reclamando que eu tenho aparecido pouco. Mas não é só fotografar e publicar viu? É um trabalho bem conjunto de produção, escolha das locações cabelo e maquiagem, da idéia até a foto estar pronta para ir para o site é um longo caminho! A única coisa que eu não faço é a parte da edição.
Giovana: Você se inspira em alguém quando vai se vestir?
Felipe: Gosto dos looks do Ashton Kutcher e do Rodrigo Hilbert não sei se chega a ser uma inspiração mas eles são bem básicos.
Giovana: Qual sua marca favorita?
Felipe: Hering, Osklen, Colcci, Damyller, Redley, Ellus. E claro as internacionais Armani, Ray Ban, Prada, Gucci, Dior.
Giovana: Pra você qual a peça chave em um look?
Felipe: Uma só? Acho que seria um bom óculos de sol, eu sempre digo pra Fá “se o look não está bom um óculos legal resolve tudo”… Mas preciso citar o jeans skinny com lavagem discreta, camiseta basiquinha Hering decote V e um colar.
Tem que permanecer a originalidade e o conforto ou a tendência?
Giovana: Tem que permanecer a originalidade e o conforto ou a tendência?
Felipe: Conforto e originalidade acima de tudo, como falei na primeira pergunta tendências são úteis para você encontrar o seu jeito de fazer moda. Elas não vestem bem em todo mundo, uma coisa é “conceito” “passarela” e modelos magros (as) e altos, outra é a vida real. Acho que na hora de vestir a gente precisa estar consciente do nosso tipo físico e das atividades que você vai realizar com aquela roupa, bom senso acima de tudo.
Giovana: Qual cor prevalece em seu guarda roupas?
Felipe: Cores neutras: branco, azul claro, marinho, cinza, rosa claro, listras discretas. Tenho muita coisa que eu não consigo mais usar como as estampas e cores mais vibrantes como vermelho.
Giovana: Quais seus cantores e bandas prediletas?
Felipe: Nossa, são tantos, é que depende o momento e o meu estado de espírito. Gosto de MPB: Elis, Maria Rita, Caetano, Seu Jorge, Erasmo, Djavan, Rita Lee, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan. Eu simplesmente adoro o Emerson Nogueira, e curto as bandas internacionais que ele toca: Abba, Queen, Fred Mercury, todos estes Popzinhos mais antigos. Da atualidade gosto muito da Alanis, Mika, Norah Jones, Coldplay, Lilly Allen e Katty Perry, Amy Winehouse (que eu fui ao show e foi fantástico) Ronan Keating, James Blunt, Lady Gaga, claro.
Giovana: O que nos diz da sua parceria com a Damyller?
Felipe: A Damyller foi por muito tempo uma referência nacional em Jeans e nas ultimas temporadas eles tem investido pesado em pesquisa de tendências o que resultou em coleções super atuais. Eles estão deixando de ser aquela marca conhecida apenas pelos jeans para se tornar uma referência na moda nacional, é sempre um prazer trabalhar com eles que além de terem peças lindas são sempre super atenciosos. Fotografamos o editorial de inverno deles e as peças são fantásticas hehe, eu queria ficar com todas e a Flávia também, mas vocês vão ter que esperar até maio para ver (suspense).
Giovana: Prefere estilo mais chocante ou Clean (nude)?
Felipe: Clean Sempre.
Giovana: Qual a tendência que você mais curtiu em 2010?
Felipe: Decote V e skinny, que eu já estava usando há uns 2 anos mas era mais difícil de encontrar e tinha que recorrer a costureira pra transformar as peças
Foi um prazer enorme entrevistar você, agradecemos muito sua participação e seja sempre bem-vindo ao Learn what’s Fasion.
#Giovana Maltta